Escola de Educação Passo a Passo de VotuporangaEscola de Educação Passo a Passo de Votuporanga - Dom Bosco

ACESSO AO PORTAL:

Home » Ensino Fundamental

Ensino Fundamental

FUNDAMENTAL I


Formação de valores


A prioridade do Fundamental I é a consolidação de valores éticos e morais, através do estimulo à reflexão, focando sempre o respeito ao próximo.

O objetivo do Ensino Fundamental Brasileiro é a formação básica do cidadão.


Para isso, segundo o artigo 32º da LDB, é necessário:


I – o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;


II – a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;


III – o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;


IV – o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.


Parte diversificada:


A educação integral enxerga o cidadão como um todo. O aluno atua em diversas áreas, utilizando o reconhecimento de seus dons como importantes auxiliadores do aprendizado e de seu crescimento pessoal.

Os alunos também dispõem de aulas de Arte, Educação Física, informática Educacional e Inglês, dentro da grade horária.


A aula de Música faz parte da grade curricular com um aula por semana, com o objetivo de trabalhar a musicalização e instrumentos.


Horário de funcionamento Ensino Fundamental I:


Manhã: 7h10 às 11h40

Tarde: 13h às 17h30


Material Didático


O material didático utilizado no Ensino Fundamental é do Sistema Dom Bosco de Ensino. São 4 volumes bimestrais que contemplam Língua Portuguesa, História e Geografia / Matemática e Ciências, mais o material de Arte e Inglês.


A metodologia empregada conduz o aluno a compreender os textos e realizar atividades com autonomia. Sua concepção fundamenta-se em propostas estimulantes e modernas de aprendizagem: trabalhos em grupo, solução colaborativa de problemas, promoção da criatividade, melhoria da capacidade de decisão e apreensão de conteúdos.


O material apostilado do Sistema de Ensino Dom Bosco tem proposta fundamentada no protagonismo do professor e do aluno, desenvolvendo as várias formas de competências e habilidades por meio de atividades que não se restringem à sala de aula. Os professores dispõem de atividades integradas ao portal interativo e também material digital para complementar os assuntos estudados.


FUNDAMENTAL II


Fundamento para a Vida


Nesta fase de importantes transformações físicas, cognitivas e emocionais, os alunos são acolhidos em seus anseios e dúvidas para que possam, com segurança, desenvolver projetos de trabalho mais significativos para suas vidas, explorando as mais variadas fontes de conhecimento e as diferentes formas de elaboração.


Multimídia: Todas as salas de aula contam com equipamento multimídia, que permite maior interação de professores e de alunos e tablets  em formato de rodízio para todos os alunos.


Livro Eletrônico: Também presente nas salas de aula, estimula a leitura. Além de fundamental para elaboração de textos e para agregar conhecimento, a leitura de algumas obras é avaliada em exames para cursos superiores.


Parte diversificada:


A educação integral enxerga o cidadão como um todo. O aluno atua em diversas áreas, utilizando o reconhecimento de seus dons como importantes auxiliadores do aprendizado e de seu crescimento pessoal.


Os alunos também dispõem de aulas de Arte, Educação Física, Espanhol, Inglês e  Informática Educacional, dentro da grade horária.


Horário de funcionamento Ensino Fundamental II:


Manhã: 7h10 às 12h10 - 6º ao 8° ano

Manhã: 7h10 às 13h - 9º ano

Tarde: Plantão de Dúvidas  

Educação Física - 8° e 9° ano


Material Didático


O material didático objetiva capacitar os alunos a posicionarem-se de maneira crítica, responsável e construtiva em diferentes situações sociais; percebem a si próprios como agentes sociais transformadores, dependentes e parte integrante do meio; desenvolvem um processo contínuo de autoconhecimento; tornam-se capazes do uso de diferentes códigos e linguagens, verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal; proporem-se a questionamentos constantes; formularem e resolverem problemas por meio do pensamento lógico, da criatividade, da intuição e da análise crítica.

A abertura das unidades traz questionamentos, curiosidades e aplicações referentes a conteúdos básicos da unidade, para estabelecer relação com situações do cotidiano, resgatar conhecimentos prévios dos alunos, atrair e motivar o aluno para os estudos.